top of page
PILATES COM APARELHOS PARA GRUPOS ESPECIAIS

Nosso trabalho é voltado para grupos especiais tais como, idosos, pós-trauma, reabilitação pós-cirurgico, pessoas com doenças neurológicas etc..

O Pilates é formado por 6 princípios que atuam no nosso corpo e mente de forma eficaz.

1.  Concentração: Durante todo o exercício a atenção é voltada para cada parte do corpo, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiência possível. Todo o corpo é importante e nenhum movimento é ignorado.

2.  Controle: É importante a preocupação com o controle de todos os movimentos tendo por finalidade aprimorar a coordenação motora, evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.

3.  Precisão: De fundamental importância na qualidade do movimento, sobretudo, ao realinhamento postural do corpo.     Consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.

4.  Centramento: A este princípio do Pilates, chamamos de Powerhouse ou centro de força que é o ponto focal para o controle corporal. Este centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.

5.  Respiração: Joseph Pilates afirmava que frequentemente respiramos errado e usando apenas uma fração da capacidade do pulmão. Em seu trabalho, Joseph enfatizava a respiração como o fator primordial no início do movimento.  A respiração deve ocorrer ao mesmo tempo da ação muscular, favorecendo o incremento da ventilação pulmonar e a melhora da oxigenação tecidual.

6.  Movimento Fluido: Refere-se ao tipo de movimento, que deve ser de forma controlada e contínua, deve exibir qualidade de fluidez e leveza que absorvam os impactos do corpo com o solo e que usam da inércia, contribuindo para a manutenção da saúde do corpo.

   Os exercícios de Pilates podem ser divididos em dois grupos: os realizados no solo (mat Pilates) envolvendo acessórios como bolas, faixas elásticas, rolos e magic circle e os de aparelhos com dispositivos envolvendo molas e polias (Cadillac, Reformer, Chair, Barrel sendo os principais).

     Os equipamentos utilizam molas que fornecem assistência ou resistência em inúmeros ângulos de movimentos.

     Os exercícios de Pilates realizados nos aparelhos envolvem uma larga possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural como também é feito no Pilates Solo.

     A intensidade dos exercícios desenvolvidos nos aparelhos é fornecida através das molas que são classificadas através de cores diferentes que se classificam em preta, vermelha, verde, azul e amarela, em ordem decrescente de intensidade.

      Além de oferecerem resistência nos treinamentos, muitas vezes são usadas como assistência durante o movimento.

      A estrutura básica dos aparelhos de Pilates é composta por essas molas, que podem ser usadas de duas maneiras diferentes: elas podem reduzir o esforço que o praticante tem que fazer (facilitando o movimento), carregando parte do peso que você deveria estar puxando ou como uma resistência (dificultando o movimento).

      A escolha de como usar essas molas irá depender dos seus objetivos, dando a possibilidade de facilitar ou dificultar o movimento.

Grupo Longevita 
Todos Direitos Reservados

bottom of page