Avaliação da Capacidade Funcional
- Ana Paula Ferreira
- Oct 11, 2019
- 1 min read

Estudo realizado por Moraes e colaboradores (2016) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional – 20 (IVCF-20) mostrou que apesar do envelhecimento estar intimamente associado ao processo de fragilização, a idade cronológica é apenas uma aproximação precária da idade biológica, não sendo preditor adequado de fragilidade. Sendo assim, conhecer apenas a idade e o número de doenças crônicas de uma pessoa não possibilita compreender a situação de saúde e a capacidade funcional da mesma.
A fragilidade é definida nesse estudo como a redução da capacidade de adaptação às agressões biopsicossociais e, consequentemente, aumento da vulnerabilidade, ao declínio funcional e suas consequências.
Esse instrumento validado para a população brasileira nos ajuda em intervenções mais direcionadas às condições gerais do paciente para a melhora da autonomia e independência do idoso, prevenção do declínio funcional e direcionamento, se necessário, à avaliação realizada por equipe gerontológica especializada.
O IVCF-20 é um instrumento que contempla aspectos multimensionais da condição de saúde do idoso, de rápida e fácil aplicação que pode ser utilizado na triagem da fragilidade por profissionais de saúde no brasil.
Referência: Moraes EN, Carmo JA, Lanna FM, Azevedo RS, Machado CJ, Romero DEM. Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20 (IVCF-20): reconhecimento rápido do idoso frágil. Rev Saude Publica. 2016; 50:81.
Rafael Raposo Lemos
CREF: 1785DF
CREFITO: 11213996F
Commenti