Atendimento Residencial para reabilitação
- Ana Paula Ferreira
- Jan 17, 2020
- 1 min read
Nos últimos anos, programas de atendimento domiciliar tem recebido grande atenção no âmbito da reabilitação neurológica. Baseada em exercícios terapêuticos, é considerada de bom custo benefício e possui preferência de pacientes específicos que possuem alguma dificuldade de locomoção.
Diversos estudos têm demostrado a eficácia desse tipo de intervenção em pacientes neurológicos. Avaliando os benefícios e efeitos, aponta-se boas possibilidades, evidenciado através de resultados positivos no nível de atividade do paciente devido melhoras no controle e força muscular, equilíbrio e marcha, possibilitando assim melhora na mobilidade de modo geral.
Citando como exemplo, podemos utilizar um estudo realizado com 60 pacientes que sofreram AVE isquêmico e que participaram de um programa de reabilitação em casa, baseado em exercícios terapêuticos, aprendizado motor e atividades de vida diária. No qual, após realização deste programa tiveram resultados favoráveis na qualidade de vida, devido ganho de força muscular e melhoria no aspecto psicológico, como melhora de quadro depressivo.
Ressalta-se que pacientes com doenças neurológicas podem apresentar diversas possibilidades, apresentação e variados níveis de incapacidade física, portanto faz se necessária intervenção individualizada e humanizada ao paciente, além de acompanhamento com um profissional capacitado para melhor elaboração de um protocolo de exercícios que atenda às necessidades de cada indivíduo.
Referencias:
Kátia Dutra da Silva
Fisioterapeuta
Crefito: 236039-F
Comments