Exercício para transplantados
- Ana Paula Ferreira
- Jun 26, 2020
- 1 min read

CASO COMENTADO
Em 2019 tivemos o privilégio de poder conhecer a história de luta e superação da nossa paciente M.B.S. que se tornou diabética aos 17 anos, aos 35 anos (2015) necessitou iniciar tratamento por Hemodiálise devido à falência renal e em março de 2018 (38 anos) realizou um transplante duplo (mesmo doador). Ela relatou também que após o transplante emagreceu 26 kg e perdeu força e equilíbrio.
Nos procurou por recomendação médica para começar a fazer atividade física com o objetivo de melhorar a saúde de forma geral, aumentar a imunidade e para incremento de massa muscular, pois estava em tratamento para a rejeição do rim (o que a levou a fazer novamente hemodiálise 4 vezes por semana).
Nosso trabalho tem como pilar fundamental mantê-la saudável para realização de novo transplante renal que pode acontecer a qualquer momento, pois como a literatura nos mostra são vastos os benefícios do exercício para melhora da imunidade e para redução das inflamações corporais!
Em uma revisão bibliográfica de Antunes e colaboradores (2017) é demonstrado que o agravamento das doenças e a instalação de comorbidades está associada ao sedentarismo e que a prática regular de exercícios tem grande poder anti-inflamatório e na reparação celular.
Atualmente a paciente realiza 2 atendimentos por semana através de videoconferência, visto que ela está em São Paulo aguardando o transplante.
Quero lhe mostrar que o exercício é para todos, independente da idade, da condição física e da localização!
Referências:
Responsável Técnico:
Rafael Raposo
CREF: 1785G/DF
CREFITO: 11/213996-F
Grupo Longevitá - Academia Terapêutica