Atividade Física na terceira idade: perspectivas para uma vida saudável envelhecimento e fragilidade
- comunicacaolongevi
- Oct 13, 2020
- 1 min read

O envelhecimento é um processo natural dos seres humanos. Esse processo é relacionado com uma série de alterações anatômicas-estruturais e fisiológicas, como por exemplo, diminuição da memória e aprendizado, diminuição da força e da massa muscular, alteração na densidade mineral óssea, entre outras.
Apesar de ser um processo natural podemos observamos que enquanto algumas sofrem mais com o processo de envelhecimento, outras pessoas não sentem tanto as alterações, e, chamaremos isso de envelhecimento saudável. Envelhecimento saudável pode ser definido como a capacidade de lidar um estilo de vida saudável e socialmente inclusivo e relativamente livre de doenças.
Se sabemos que o envelhecimento é um processo natural e que causa diversas alterações nos sistemas corporais, como podemos ter um envelhecimento saudável? Através da prática de exercício físico!
Os exercícios físicos são capazes de diminuir a progressão das alterações causadas pelo envelhecimento e até mesmo revertê-las. O exercício físico atua diretamente sobre a nossa força, massa muscular, melhora aptidão cardiorrespiratória, melhora sistema metabólico, aumenta a densidade mineral óssea, além de, em populações consideradas frágeis, aumentar a confiança para realização de atividades diárias de forma independente.
Portanto, cabe as instituições de saúde, família, amigos e pessoas próximas estimular a prática de exercícios em todas as faixas etárias, sempre considerando a importância do treinamento individualizado seguindo a especificidades de quem a venha praticar.
Referência:
McPhee, J.S., French, D.P., Jackson, D. et al. Physical activity in older age: perspectives for healthy ageing and frailty. Biogerontology 17, 567–580 (2016).
Victor Mielli de Castro
CREF: 13914 G/DF
Responsável Técnico:
Rafael Raposo
CREF: 1785G/DF
CREFITO: 11/213996-F
Grupo Longevitá - Academia Terapêutica
コメント