GINÁSTICA LABORAL
A Ginástica Laboral analisa a importância da reeducação postural, alívio do estresse e método de Ginástica laboral no local de trabalho com finalidade de valorizar a prática das atividades física como instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Trata-se de um conjunto de práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida. A técnica procura compensar as estruturas do corpo mais utilizadas durante o trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando e as tonificando.
A ginástica laboral e realizada com a própria roupa ou uniforme de trabalho, já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa intensidade suas sessões de exercícios físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação postural, controle corporal, percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos musculares envolvidos nas tarefas operacionais, respeitando o limite fisiológico e vestimenta de cada colaborador.
A duração ideal das sessões variam de 10 a 15 minutos diários para se ter um resultado significante na musculatura ( flexibilidade e força ).
G.L.C. - Ginástica Laboral Compensatória.
No Brasil o esforço pioneiro residiu numa proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas.
Esta proposta foi estabelecida pela Escola de Educação de FEEVALE no ano de 1973, quando se elaborou o projeto de educação física compensatória e recreação.
Justificativa
O afastamento do trabalhador acometido por uma doença ocupacional de sua função traz perdas para a empresa e para o trabalhador.
Segundo Ruddy Facci, médico do trabalho do Paraná, as pausas no trabalho e mobiliários ergonômicos são programas que se adotados reduzem em 100% as chances de se contrair uma doença ocupacional.
Diagnóstico
O trabalho excessivo, postura inadequada, repetições constantes do mesmo movimento, equipamentos e instalações da empresa, desencadeiam grandes tensões no corpo, que originam grandes males que são responsáveis pelo afastamento ou até invalidez permanente do profissional.
Avaliação
É feita através de um questionário nórdico, com desenho do corpo humano onde cada funcionário pode descrever o local onde sente dores constantes, através desta avaliação podemos trabalhar selecionando grupos de atendimento, tornando não só um trabalho efetivo de prevenção como também de reabilitação para cada indivíduo.
Programa
Sabemos que as capacidades físicas e mentais de qualquer pessoas devem estar equilibradas para que ela possa desenvolver-se em todos os sentidos com atenção, agilidade e urgência qualidade, trabalho em equipe, produção, satisfação de clientes e motivação. Partindo de todos estes princípios, a atividades da Ginástica Laboral, são apropriadas aos trabalhadores brasileiros com a duração de 10 a 15 minutos diários ou três vezes na semana, que tem como objetivo prevenir a LER/DORT, visando melhorar o dia a dia do funcionário, diminuir os efeitos do estresse e lesões cumulativas no ambiente de trabalho.
Para envolver todos os grupos musculares do corpo, o programa de Ginástica Laboral pode ser desenvolvido em três fases:
Preparatória
Ginástica com duração de 10 à 20 minutos (o tempo utilizado depende da proposta com a Empresa) realizada antes do início da jornada de trabalho. Tem como objetivo principal preparar o funcionário para sua tarefa aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados nas suas tarefas e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho. aumenta a circulação sanguínea à nível muscular melhorando a oxigenação dos músculos.
Compensatória
Ginástica com duração de 10 à 20 minutos (o tempo utilizado depende da proposta com a Empresa), realizada durante a jornada de trabalho, interrompendo a monotonia operacional aproveitando pausas para executar exercícios específicos de compensação aos esforços repetitivos, e as posturas inadequadas nos postos operacionais.
Relaxamento
Ginástica com duração de 10 à 20 minutos (o tempo utilizado depende da proposta com a Empresa), ginástica baseada em exercícios de alongamento realizada após o expediente, com o objetivo de oxigenar as estruturas musculares envolvidas na tarefa diária, evitando o acúmulo de ácido lático prevenindo as possíveis instalações de lesões.
A Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho.
O objetivo da Ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:
Trabalham a reeducação postural,
Aliviam o estresse,
Diminuam o sedentarismo;
Aumentam o ânimo para o trabalho;
Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;
Aumentam a integração social;
Melhoram o desempenho profissional;
Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;
Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.
Dentre as lesões mais frequentes podemos citar:
Na coluna cervical: síndrome da tensão cervical e síndrome do desfiladeiro torácico;
No ombro: tenossinovite do bíceps e tendinite do músculo supra-espinhoso;
No cúbito (cotovelo): epicondilites;
No punho: tenossinovite dos flexores do punho e dedos, tenossinovite dos extensores do carpo e dedos, tendinite de Dequervain e síndrome do túnel do carpo;
Na mão: fascite palmar e miosite dos lumbricais.
Outros problemas na coluna como: hipercifose torácica, hiperlordose, escoliose, encurtamentos musculares entre outros.
Para as empresas, a incorporação da Ginástica Laboral pode trazer muitos benefícios como:
Redução de faltas dos funcionários;
Aumento da produtividade;
Redução de quedas;
Maior integração da equipe etc.