top of page
TERAPIA MANUAL
 

A terapia manual consiste em utilizar as mãos para influenciar a capacidade de reparo do organismo. Assim, a manipulação afeta propriedades mecânicas dos tecidos como elasticidade, força e alongamento; trata as deficiências neuromusculares decorrentes de doenças e lesões musculoesqueléticas como perda de equilíbrio e movimento; trata a dor; permite a correção postural, além de causar reações psicológicas que apresentam uma resposta somática traduzida pelo relaxamento e sensação de bem estar. 

 

Sabemos, hoje, que a principal técnica de tratamento na área da fisioterapia está voltada para a terapia manual. Os equipamentos tornaram-se apenas complemento para uma reabilitação bem sucedida.

 

Algumas técnicas como os Métodos Maitland, McKenzie, Mulligan, Cyriax, Kaltenborn, Rolf, Mobilização Fascial, Mobilização Neural, entre outros, hoje nos direcionam para o sucesso do tratamento, sendo estes reconhecidos mundialmente no mundo científico da Fisioterapia Manipulativa.

 

Através da terapia manual atuamos diretamente na causa do problema e não nos sintomas, considerados apenas consequência de uma provável biomecânica em disfunção. A formação qualificada do terapeuta manual é de suma importância para a realização de um diagnóstico preciso e tratamento adequado das disfunções ortopédicas em geral.

 

Através de uma lesão, a articulação sofre um desalinhamento do seu eixo normal, provocando dores e restrição dos movimentos, não sendo possível muitas vezes serem constatados através de Radiografia, Ressonância ou Tomografia Computadorizada.

 

A Terapia Manual está indicada para reposicionar estruturas neuro-músculo-esqueléticas, aliviar tensões, contraturas, sobrecargas mecânicas, dores crônicas, fibromialgias, tendinites e uma série de outras patologias e disfunções posturais.

 

Este conceito é utilizado em todo sistema articular do corpo, restaurando a sua mobilidade e aliviando a dor.

Grupo Longevita 
Todos Direitos Reservados

bottom of page