top of page

OSTEOPATIA

A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still por alturas da guerra civil americana nos finais do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que o mesmo fez a correlação entre as patologias e suas manifestações físicas, percebendo que o próprio corpo humano é capaz de produzir seus próprios remédios contra doenças. É um meio para reencontrar uma postura adequada e movimentos sem dor. Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, visa uma harmonia do corpo, proporcionado bem-estar.

O objetivo da terapia é reestabelecer a mobilidade e equilibrar o sistema musculoesquelético, crânio-sacro e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas. Pode ser utilizada no tratamento de vários problemas de saúde, tais como: Contrações musculares involuntárias e constantes, dores articulares, tendinites, dor de cabeça, dores nas costas, dores agudas causadas pelo stress, dores crônicas, asma, entre outras.

Sistema musculoesquelético ou Estrutural: tem como principal finalidade a devolução da mobilidade, do equilíbrio biomecânico e do movimento ao sistema musculoesquelético. Normalmente, neste setor, os responsáveis são disfunções por traumas ou posturas inadequadas, além de tantos outros motivos que estão na origem da limitação dos movimentos e da dor.

Crânio-Sacro: engloba as articulações de cada um dos ossos do crânio e do sacro que são responsáveis pela realização de micro movimentos. Em alguns momentos, quando esses pequenos movimentos acontecem e as estruturas não estão posicionadas corretamente, é possível que surjam alguns problemas que conduzirão a manifestações desagradáveis, como dores de cabeça ou zumbidos insistentes nos ouvidos. Na busca de diminuir ou até mesmo cessar com estes sintomas a terapia entra como ferramenta ideal de tratamento.  

Visceral: se dedica à eliminação das tensões que acontecem nas vísceras e nos órgãos. Quando os movimentos dessas estruturas estão em pleno funcionamento, o corpo humano recorre aos seus mecanismos de auto regulação e auto cura. Quando estes mecanismos se encontram desregulados o corpo não responde como deveria a auto regulação. Novamente a osteopatia entra como reparador destes sistemas, potencializando a reestabelecimento e reequilíbrio do corpo por meio destas estruturas.

        Na Osteopatia algumas técnicas de manipulação podem ser contraindicadas a cada indivíduo de acordo com a condição em que se encontra, porém podem ser substituídas por outras técnicas sem perder a eficácia da técnica. Dessa forma é um tratamento seguro e indicado para todas as idades desde bebês até idosos.

bottom of page