top of page

REABILITAÇÃO FUNCIONAL

A reabilitação funcional se baseia na recuperação de funções neuromusculares prejudicadas ou perdidas em virtude de qualquer fator, seja ele idade, lesão crônica e/ou aguda. Utilizando-se do treinamento físico essa reabilitação pode se tratar da força, condicionamento ou coordenação, não se resumindo em somente incrementar força a um grupo muscular e sim modificações físicas para potencializar a relação entre sistema nervoso e muscular.

Para recuperar e reabilitar a funcionalidade do indivíduo o programa de reabilitação funcional inclui treinamento de força, flexibilidade e agilidade, bem como exercícios para a coordenação entre partes do corpo e movimentos específicos, buscando trazer o indivíduo à plena execução das atividades da vida diária (AVD’s) novamente.

A reabilitação funcional tem sido utilizada, também, na medicina esportiva, buscando fortalecer a estrutura lesionada e recondicionando o indivíduo para a atividade esportiva costumeira.

Physical Therapy Session
Paciente com Nurse Healthcare

Esta abordagem de treinamento é, principalmente, voltada a pessoas que estão retomando a vida após lesões neurológicas (acidentes vasculares cerebrais, infarto, Parkinson, Alzheimer, doenças crônicas degenerativas) ou por trauma (artrite, artrose, bursite, condropatia, hérnia de disco, fraturas e lesões ligamentares), fazendo com que estes indivíduos retoRnem às atividades cotidianas.

O programa desenvolvido pelo Grupo Longevitá leva em consideração o nível funcional do aluno/paciente (definido em avaliação pelo corpo de profissionais e por testes e avaliações funcionais) e conta com a presença de um fisioterapeuta e um profissional de educação física em sala, potencializando a reabilitação do mesmo.

O espaço é adaptado e planejado para realização dos treinos, mesclando atividades fisioterápicas e de treinamento físico.

Além do trabalho multidisciplinar desenvolvido em sala, o aluno/paciente conta com pacotes que incluem sessões de osteopatia e acupuntura, sendo observado o grau de comprometimento da funcionalidade e a necessidade de realização das terapias.

PROGRAMA DE REABILITAÇÃO FUNCIONAL

Fases e divisões do Programa de Reabilitação Funcional:

Vitta +

Programa voltado a pessoas que estão com um grau de comprometimento maior, sendo indicado realização da prática física sob a supervisão do fisioterapeuta e o profissional de educação física, além de sessões de osteopatia ou acupuntura periódicas.

Vitta10

Reabilitação funcional 1 (RF1): Indicado para indivíduos com um grande grau de comprometimento, necessitando de atendimento com atividades funcionais sob a supervisão do fisioterapeuta e do profissional de educação física (2 a 3x por semana).

Reabilitação funcional 2 (RF2): Indicado para indivíduos com um pequeno grau de comprometimento, necessitando de atendimento com atividades funcionais sob a supervisão do fisioterapeuta e do profissional de educação física (2 a 3x por semana).

Vitta Prev

Programa de treinamento voltado a pessoas com grau de comprometimento mínimo, cujo objetivo é prevenir de possíveis lesões ou manter a integridade física de estruturas já lesionadas, mas clinicamente estáveis. Indicado, também, aos que querem prevenir eventos de queda e/ou que possuem patologias crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, alteração de colesterol, obesidade).

O treinamento é realizado pelo profissional de educação física utilizando equipamentos de musculação e ergometria.

bottom of page